Para ler dentro e fora da toca...
Um livro muda tudo...
Qual importância que um livro pode ter na vida de uma pessoa?
Qual o livro que mudou a sua vida?
Começo respondendo a primeira pergunta com esta frase de Jorge Luis Borges: “O livro é uma extensão da memória e da imaginação”.
Quantas vezes durante uma leitura eu me peguei completamente transportada para outro lugar. Imaginando feições de personagens, sentindo cheiros, criando figurinos ou até mesmo desenhando em pensamentos a arquitetura de lugares.
Esta é a beleza da leitura, pensar, refletir, sonhar e viajar por lugares que você jamais imaginou que pudesse estar um dia.
Agora pense como tudo isso pode ser um fator determinante na vida de uma pessoa? O livro pode ser o passaporte para aquele que nunca teve a oportunidade de sair de sua cidade. Pode ser a ponte para a construção de um sonho e principalmente tem a possibilidade de transformar a vida de uma pessoa pelo conhecimento.
Então quero discorrer sobre a segunda questão que levantei... Aposto que você já ouviu alguém dizer a frase “esse livro mudou minha vida “. O livro certo no momento certo não tem preço. Com o investimento de algumas horas e alguns reais você tem a oportunidade de adquirir conhecimentos que os autores levaram anos para descobrir.
Eu posso citar vários livros que mudaram a minha vida e quero começar com aquele que me fez viajar pela imaginação, ainda criança. Este livro chama-se “Emília e a chave do tamanho” – de Monteiro Lobato. Na história, Emília, que é a protagonista deste livro, relatada uma travessura sua: a redução temporária no tamanho das criaturas humanas. Eu consigo me lembrar de toda a magia da história e de como eu suspirava com as aventuras de Emília.
Na adolescência adorava ler os livros da Coleção Vagalume, sempre com muita aventura. Também tinha uma série que me marcou, onde os livros permitiam que você mudasse o rumo da história. Super divertido e tinha briga para pegar estas obras na Biblioteca do Colégio.
Já adulta comecei a me aproximar de uma leitura mais técnica e quero citar aqui uma obra importantíssima que me marcou e principalmente diante do momento atual que estamos vivendo, vale a referência. É o livro de Paulo Freire – A pedagogia do oprimido. Simplesmente fantástico. O livro foi escrito a partir de reflexões enquanto Paulo estava exilado no Chile. Esta obra foi e é de grande ajuda para o desenvolvimento da educação popular e continua contribuindo para a educação no mundo inteiro, principalmente por ser uma obra que trata dos fundamentos da pedagogia crítica.
Cito aqui um trecho da Obra: Pág.31.” Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pelas práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao desamor contido na violência dos opressores, até mesmo quando esta se revista da falsa generosidade referida.”
Sinceramente eu espero que este livro não seja retirado das prateleiras das Bibliotecas e livrarias do nosso país. Seria uma perda lastimável.
Por fim quero aqui citar os meus dois livros de cabeceira do momento:
Anjos mensageiros da luz: um guia para o crescimento espiritual. Este tem me ajudado com o resgate da minha espiritualidade e tem me proporcionado momentos de paz interior.
O cérebro da criança – Daniel Siegel. Já esta obra eu leio todos os dias, busco referências para meu trabalho e auxílio na resolução de situações do dia a dia com meu filho.
Bem, esta foi minha contribuição para o Dia Nacional do Livro. Quis trazer um pouco da minha experiência com livros e como meu gosto literário foi se moldando ao longo dos anos. A literatura ainda se faz presente, mas agora é só com os livros infantis... Por quem eu tenho verdadeira adoração. E a leitura em si está cada vez mais técnica e focada de acordo com minhas necessidades profissionais e espirituais.
Livros são os tesouros mais acessíveis que um ser humano possa ter. Merecem e tem todo o meu respeito. Afinal, conhecimento é uma das únicas coisas que ninguém pode tirar da gente.
Leiam livros e sejam livres para pensar, imaginar, aprender, sonhar e viajar sem sair do lugar!
Dia 29 de outubro, que dia mais lindo... Dia Nacional do Livro!
Um viva para as páginas que ainda podem mudar o mundo!
E que nunca nos falte a imaginação...
Minha biblioteca citada:



