Quando os interesses são de todos...
Hoje quero conversar com vocês sobre um problema que afeta o dia a dia das famílias contemporâneas – O Desinteresse pelos Estudos.
A maioria possui uma vida bastante agitada e tem agenda para tudo.
Quem tem filhos ou participa da vida de crianças na idade escolar sabe muito bem como é isso, principalmente na Educação Infantil, primeiros anos e Ensino Fundamental.
Percebo que muitas escolas enchem os pequenos de tarefas e atividades que na maioria das vezes os próprios não têm condições de fazer. Aí entram os conflitos das famílias com as escolas. Cria uma certa antipatia pelos pais, vem a culpa e isso se torna um ciclo sem fim gerando um problemão.
Eu particularmente acredito que as atividades enviadas pela escola para serem realizadas em casa (principalmente para os pequeninos), devam ser compatíveis com a idade. Digo, devam ser possíveis de serem realizadas por eles... E neste sentido, dou nota 10 para escola do meu filho que tem 4 anos! Mandam poucas atividades e sempre é muito divertido e gostoso de fazer!
Com relação as crianças maiores, muda de figura.... Pois existe uma importância e um cronograma por parte dos professores com relação a tarefa de casa. E aí podem entrar problemas como falta de tempo e até mesmo falta de paciência por parte dos pais. E ainda vou mais longe, o que ocorre em muitas famílias é falta de interesse pela vida escolar dos filhos. Triste realidade dos dias de hoje! No entanto, é o que se tem pra hoje.
Tudo isso vai refletir na baixa das notas, conflitos com professores. Se a criança vai mal na escola hoje, a sociedade terá grandes prejuízos amanhã, criança feliz, interessada em aprender, que sente prazer em ir à escola, que reconta os fatos do dia aos pais, que demonstra carinho pelos professores, é criança com a mente aberta, é criança com vontade de aprender e de buscar respostas às milhares de perguntinhas que brotam em sua mente.
Existem diversos fatores que podem influenciar o desinteresse pelos estudos da criança. Podem ser de ordem familiar (seja um lar desunido, uma separação, um luto, entre outros...) ou podem vir diretamente da escola (problemas com o professor, relação com os colegas, métodos do ensino ou o próprio ambiente escolar).
Antes de escrever este texto, encontrei no das minhas pesquisas um maravilhoso vídeo do Rubem Alves que ele fala sobre a Escola dos meus sonhos e me permiti colocar o link para vocês... Hoje estou ainda mais apaixonada por este vídeo, pois eu vejo tanto do Universo KidCoaching nele, lógico que com suas devidas proporções, condições, fatores e até mesmo opiniões que possam a ser divergentes quando falamos em educação de crianças...
Ah! Como eu Amo Rubem Alves....
Utopia uma escola assim? Fica a reflexão??
E que nunca nos falte a imaginação...
Dicas Kids PRECIOSAS Coaches
-
Não existe o método certo ou errado, mas sim a criança que se adapta mais ou menos a tal ou qual método. E a função do kidcoach ajudar a criança a entender isso e ajudá-la a se encontrar dentro desse estilo dessa escola ou ajuda-la e encontrar argumentos claros que a levem a conversar com seus pais sobre outras possibilidades de escola.
-
Kidcoaches podem ajudar os pais a descobrirem o poder, a força e a importância do tempo e da qualidade do contato com seu filho, kidcoaches podem orientar sobre a importância da estimulação diária, prazerosa e divertida sobre o estudo, transformando o momento de estudo em gincanas em diversões, em quizes e kidscoaches podem e devem ajudar pais, sem culpa-los sobre o quanto a entenderem formas efetivas de tornar as relações familiares saudáveis e assim reduzirem os distúrbios de aprendizagem que geram tanto angustia quanto frustração.
Como fazer isso?!
Por meio de boas perguntas e trabalhando as emoções juntamente com a auto responsabilidade.
Levando as crianças a pensarem decidirem e agirem!!