Fora da roda...
Como falar sobre um problema comum em famílias e escolas e tão doído para mães e pais... Como é difícil quando nossos pequenos não interagem com outras crianças, não é mesmo?! Tudo o que a gente mais quer é ver nossas crianças rodeadas de amigos. Mas nem sempre é assim...
Fiquei pensando, pesquisei em vários lugares e li muitos textos sobre distanciamento social infantil, crianças que não interagem, crianças introvertidas, etc, etc e etc...
No entanto, resolvi contar uma experiência que tive com meu filho de quatro anos, algum tempo atrás em um parque.
Ele é filho único! A interação que tem com crianças se dá sempre na escola, pois moro em um condomínio onde não tem muitas crianças da idade dele. Também não temos muitos amigos com filhos pequenos e os poucos que temos, acabamos vendo de vez em quando devido a correria do dia a dia e bla bla bla.
Mesmo assim, o Nuan é uma criança extremamente sociável! Costumo dizer que ele conversa até com pedra (risos...) puxou a mãe! Se enturma fácil, não tem vergonha de entrar em rodas de crianças desconhecidas.
Bem... Voltando ao parque...Naquele dia, era eu e ele em um delicioso piquenique. Fazia alguns dias que ele estava em casa de férias e sem ver seus colegas de escola. Chegamos lá e logo vimos algumas crianças brincando em uma arvore mais a frente. Ele me disse... - Olha mamãe. Aquelas crianças! Vamos lá com elas?!
Eu poderia ter ido com ele... Mas parei por um instante e pensei que se eu fizesse isso iria invadir seu espaço e não permitiria que ele avançasse com sua postura de coragem. Então respondi...
- Você quer brincar com eles?! Sim Mamãe. Quer ir até lá?! Sim. Então vá em frente! Mas sozinho mamãe?! Você acha que tem algum problema em ir sozinho?! Estou aqui te olhando... Ele disse... Não!! E foi...
Ficou uns 10 minutos atrás de uma árvore espiando... Corria de volta na minha direção. E repetiu por um bom tempo isso!
Senti uma certa insegurança por parte dele, mas também senti que não deveria interferir... Que deveria deixar ele decidir como agir naquela situação.
Até que as crianças o chamaram e ele foi feliz da vida! Quando vi! Estava ele sendo puxado pelos dois braços por uma criança maior para subir na árvore! Aiiiii Meu Deeeuuuusss! La vou eu!!Ha ha ha...
Algumas crianças, assim como meu filho, tem uma habilidade natural para se relacionar com as pessoas, mas a maioria delas é tímida e demora um pouco para se soltar no meio social.
O legal disso tudo é que habilidades sociais podem ser desenvolvidas em todas as etapas de nossas vidas, mas o quanto antes forem detectadas, melhor poderão ser treinadas e assimiladas pelas crianças para que elas sejam capazes de se aproximar de seus semelhantes e viver em harmonia, felizes e autoconfiantes.
O Método KidCoaching muito rapidamente favorece na mudança de comportamentos sociais das crianças de uma maneira muito prática por meio de treinos e estratégias com o objetivo de integrá-las na sua vida cotidiana.
E digo mais favorece incrivelmente a mudança de comportamento para Novas Atitudes!
DICAS KID PRECIOSAS COACHING
# Encoraje seu filho ou aluno positivamente, SEM SUGERIR, pergunte o que ele deseja e então o anime a prosseguir. Evite de forçar a criança, isso poderá travar ainda mais e levá-la a um estado total de insegurança.
# Estimular a criança fazer coisas por ela própria e que consiga tomar decisões, ampliando assim sua segurança pessoal e amor próprio, sendo capaz de enxergar a si mesma como responsável e independente.
Lembrem-se... Levar a criança a refletir, decidir e agir!
E que nunca nos falte a imaginação...