top of page

Para ler dentro e fora da toca...

Força Querido Maluquinho!

O para ler dentro e fora da toca vem carregado de muita emoção e esperança.

Emoção porque falo dos livros de um dos meus artistas prediletos, o alegre e irreverente Ziraldo.

Me perdi as vezes que sorri folheando seus livros, seja pelo colorido ou pela ousadia da escrita e suas histórias divertidas.

Esperança porque nosso querido artista sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico nesta quarta-feira (26/09) e está internado em estado grave no Hospital. Que Deus abençoe e que os anjos curadores possam estar com ele nesse momento.

Este fantástico artista combina vária habilidades, entre elas, cartunista, cronista, caricaturista, escritor, dramaturgo, pintor e, sobretudo, é um brasileiro que utiliza sua obra para contribuir com a nossa educação.

Para ele a única saída para a evolução da educação é a prática da leitura, ler é ainda o melhor remédio, tanto para a interpretação quanto para a produção textual. Em suas entrevistas, ele faz questão de enfatizar a importância da leitura crítica e também apenas como entretenimento. Em suas palavras, “menino tem, antes de tudo, que aprender a ler e escrever como quem respira.

Com um detalhe: tem que aprender a gostar de ler, a descobrir que o livro é o melhor amigo...”, ele ressalta o quanto a literatura é capaz de ampliar a visão de mundo, fundamentar a cidadania e elevar competências e habilidades. Para o autor, leitura não é obrigação e sim um hábito que deve ser agradável e enriquecedor.

Muita força para nosso eterno e Adorável Maluquinho!

Aqui estão algumas obras dele, eu particularmente adoro todas. No entanto vou começar com a minha preferida, aquela que está gravada no meu coração.

Uma das histórias mais conhecidas do país, O menino maluquinho fala sobre família, amor, amizade e principalmente a inocência da infância. A trajetória de um menino traquinas emocionou e conquistou leitores em todos os lugares do Brasil. Um menino maluquinho? Diziam as pessoas. Mas não era, não. Mais tarde descobriram que ele só tinha sido um garotinho muito amado e, por isso, muito feliz.

Esta segunda obra também é adorável, traz uma mensagem tão linda...

O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Flicts é uma cor rara, frágil, triste e que procurou em vão fazer amizade com as outras cores, mas não foi possível. Abandonada, Flicts tenta encontrar-se em meio a um mar de cores distintas.

A terceira acho super criativa e divertida. É incrível como esse escritor maluquinho consegue aproximar tanto o leitor das suas histórias.. E com temas tão simples. Quem nunca ralou o joelho??

Juvenal era o joelho de um menino levado. Vivia esfolado, é verdade, mas tinha muitos momentos alegres e felizes. Só que o menino cresceu, e Juvenal tem agora um reivindicação a fazer.

Por último uma história doce e bem infantil, que pode ser trabalhada de diversas formas com as crianças. Mostrando a importância de comer frutas, sobre a felicidade, sobre a cor vermelha e outras curiosidades e desafios.

Era uma vez um bichinho que morava dentro de uma maçã, numa espécie de paraíso. Ele era muito alegre e adorava contar piadas. Um dia, um homem arrancou a maçã da árvore e já ia comendo-a com bichinho e tudo! Mas aí é que a história fica um pouco diferente de uma outra, bastante conhecida...

Os animais se reuniram para ouvir as incríveis histórias contadas com muita graça pelo bichinho que morava dentro da maçã. Ele mostra como conseguiu safar-se de um perigo muito grande. Para tanto, utilizou sua inteligência.

Estas então foram minhas sugestões de leitura para este mês... Em forma de homenagem, esperança e gratidão para este artista tão completo e cheio de amor pela leitura e educação!

E que nunca nos falte a imaginação...

 

41991512360

©2018 by Toca da Imaginação. Proudly created with Wix.com

bottom of page