Toca de ideias...
Construindo sua toca
Existem diversas formas de estimular a criatividade das crianças... Seja através da pintura, desenhos, escrita, leitura, provocando pensamentos, com uma bela Contação de histórias, nas brincadeiras.
Esse despertar da criatividade fará com que a criança desenvolva sua capacidade de crescimento e potencialize suas capacidades analíticas para a solução de problemas.
É simples... Uma criança que já está acostumada e ambientada com o praticar e fazer criativo, não tem tempo para o tédio e dificilmente ficará sem ter o que fazer em algum ambiente onde não tiver brinquedo. Ela resolverá a situação com dois gravetos, um pedaço pequeno de papel e uma pedra... Pronto, já virou dois monstros uma nave e um escudo protetor.
Existem crianças extremamente criativas, que nem precisam ser estimuladas porque constantemente pensam e idealizam diferentes formas de brincar ou fazer suas tarefas. Outras nem tanto, mas para todas existem dicas que os pais podem seguir para potencializá-la e alimentá-la.
Experimente trocar os brinquedos do seu filho por caixas de papel...
Deixe que brinquem com seus potes, tampas de plásticos... Até mesmo com as panelas.
Quando o Nuan (meu filho) era pequeno... Ele adorava brincar com meus sapatos... Tirava todos do lugar... Enfileirava e os fazia de carrinho. As vezes um ou outro ia parar na boca, e algumas visitas diziam... Olha lá ele!! Então eu respondia... Ah! Sim! Não tem problema... Deixa ele brincar, é vitamina S (sujeira) Há há há
Logicamente que sempre tomava muito cuidado e não o deixava lamber os sapatos...
As cabanas na minha casa também são todas caseiras... Apoio: Cadeiras/ Teto: Coberta / Chão: travesseiro ou almofada... E para dentro ele sempre leva praticamente todos seus brinquedos e claaaarooo uma lanterna.
Eu me lembro bem da minha infância... Não ganhava brinquedo toda hora e minha mãe sempre me ensinou a improvisar. Aquele velho ditado. "Não tem cão, caça com gato".
Esse talento eu tenho de sobra! Sou ótima em improvisar! Quem me conhece sabe! Sempre preferi trabalhar com poucos recursos... Acredito que as melhores ideias, as mais criativas surgem da improvisação! De quando vem o desafio!
Eu sempre achei que não tem a menor graça ir até a loja comprar uma fantasia. Crio as minhas em casa. Além de economizar, é bem mais divertido e mais legal! O meu filho até já fala... Mamãe, qual fantasia você vai fazer pra mim?
Separei aqui algumas fotos de criações minhas... Teve uma que eu copiei da Internet e as outras saíram todas da minha cabecinha maluquinha. Ah! Tem contribuição do meu marido também, que criou uma rampa incrível do hot wheels em papelão. E duas casinhas que o Nuan pintou depois e estão servindo de decoração aqui em casa até hoje.




Qual foi o momento em que você deixou de ter uma imaginação fértil, livre, cheia de cores e possibilidades? Quando começou a se incomodar por tomar chuva ou a não ter tempo para fazer pequenas coisas que te deixam feliz? Infelizmente, toda aquela curiosidade que tínhamos quando crianças se transformam com o tempo - e com a vida real. E parece que, em parte, perdemos um pouco da alegria de viver.
Pensem um pouco sobre isso... Ou então partam para a ação! Peguem uma caixa de papelão e façam com que ela passe a ser um foguete interestelar que te leve para um mundo cheio de novas possibilidades, novas atitudes, novas conquistas!
Ah! E que nunca nos falte a imaginação...