top of page

Bibliotoca

Vamos estimular a leitura?

O gosto pela leitura deve ser estimulado logo nas fases iniciais de aprendizado da criança, para que possa ser aprimorado no decorrer de seu desenvolvimento.

A leitura tem um papel fundamental na fase inicial do desenvolvimento cognitivo da criança, pois ajuda a desenvolver o lúdico, imaginário e auxilia no enriquecimento do vocabulário. Além de trazer à tona as emoções... O qual entra o nosso papel de pais e/ ou educadores, auxiliar as nossas crianças a trabalharem suas emoções de forma que contribuam para o crescimento.

Neste post quero compartilhar com vocês uma das ações que criei enquanto estava à frente da coordenação de uma Biblioteca escolar – O BiblioDiário.

Sempre tive um contato muito próximo com as crianças leitoras, seja indicando livros ou até mesmo conversando sobre as obras que tinham lido. Acreditava que quanto mais elas me contassem sobre suas experiências com os livros, mais eu poderia aprender e consequentemente desenvolver ações que as beneficiassem e as incentivassem ainda mais a ler.

Como era mágico escutar dos pequenos leitores frases do tipo: “Amei esse livro, ele me fez viajar para outro mundo”.

Adorava sentar com os pequenos no meio dos livros e ficar conversando sobre leitura e imaginação.... Me encantava quando elas me procuravam em minha sala, pedindo ajuda, dicas de leitura ou até mesmo sugerindo obras para comprar!

As crianças nos ensinam tanto! Trazem tantos desafios e nos mostram o mundo de uma maneira tão simples...

Bem, poderia ficar aqui divagando por linhas e mais linhas sobre leitura, crianças, livros, imaginação e Amor.

No entanto, vou falar sobre o Bibliodiário ... Sim! Esta ação foi puro Amor!

Eu e minha colaboradora pegamos um caderno de desenho e enfeitamos a capa... De forma lúdica e que chamasse a atenção dos pequenos.

Na primeira página escrevemos que este era um diário onde você leitor poderá compartilhar sobre os livros que leu, contar sobre o que sentiu ao ler o livro, indicar obras... Também oferecemos a opção de desenharem, pois alguns pequenos leitores ainda não conseguem construir frases.

Também o colocamos em um lugar visível... Uma mesa escolar com cadeira, porta lápis com canetas e lápis de cor. Ah! E um cartaz explicativo de divulgação já na entrada da Biblioteca. Isso sempre funciona, provoca curiosidade! Os usuários já entram perguntando o que é e como funciona.

Foi um sucesso! As crianças amaram, os pais e professores se encantaram! Tivemos até mesmo adesão dos adolescentes... Eles escreviam muito no BiblioDiário.

Realmente esta ação é meu “xodó”... Ainda quero desenvolver um projeto maior (guardado em uma das minhas gavetinhas) com o BiblioDiário.

Você que trabalha em uma Biblioteca, é professor, educador, pai, mãe... Pode também criar algo parecido e usar datas ou períodos para trabalhar com ele. Uma ideia seria na volta das férias. Veja: Você leu nas férias?! Visitou algum lugar novo onde encontrou livros?! Viajou pelo mundo da leitura? – Escreva ou faça um desenho e compartilhe com seus colegas suas experiências literárias das férias!

Legal né?! Vocês irão se surpreender com as crianças e com tudo que irão trazer para as páginas do BiblioDiário.

Ah! Podem também usar outro nome: Caderno literário, Comparti Leitura, Quero contar aqui... E por aí vai, use a imaginação! Crie! Sonhe! Inspire-se!

E que nunca nos falte a imaginação...


 

41991512360

©2018 by Toca da Imaginação. Proudly created with Wix.com

bottom of page