Bibliotoca
Arraiá na Biblioteca
O mês de junho é marcado pelas famosas festas juninas que tradicionalmente, começam na data 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho.
Ainda antes da Idade Média, as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade.
No Brasil, elas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
Independente de crenças e tradições é sempre muito legal comemorar a festa junina. Principalmente com as crianças que podem ser beneficiadas com muita cultura, diversão e conhecimento.
Neste sentido, a Biblioteca Escolar pode usar desta época do ano para atrair mais visitantes e estimular a leitura de seus usuários.
Uma decoração caprichada pode vir acompanhada de várias ações criativas.
Pesquisando na Internet, encontrei muita coisa legal realizadas em Bibliotecas e Escolas desse Brasilsão afora...


As portas dos banheiros também podem ganhar um charme especial bem junino...
E sempre caprichar nas bandeirinhas, elas alegram o ambiente. Encontrei esta imagem de uma criança pendurando bandeirinhas que foram confeccionadas pelos próprios alunos.

Essa ideia é muito legal e pode se desenvolvida juntamente com as professoras. Os Alunos fazem as bandeirinhas em sala de aula e depois vão até a Biblioteca para pendurar.
Uma outra sugestão seria a Biblioteca promover oficinas que ensinem os alunos a fazerem bandeirinhas, balõezinhos, e outros enfeites divertidos...



Vejam algumas outras sugestões que preparei para você que é bibliotecária, professora, agente de leitura ou possui livraria...
Mural delicioso:
Organizar um mural com receitinhas típicas e fáceis de fazer e poderia até deixar um espaço para que as crianças contribuam com receitas.
Também pode ser colocado uma lista com indicações de leitura sobre culinária junina e não esqueçam de decorar bastante para que chame a atenção dos leitores/clientes.
Pescaria literária:
Você pode confeccionar marcas páginas em formato de peixes e em cada um escrever uma frase de livros infantis.
Montar uma espécie de tanque para distribuir os peixinhos. Pode ser com tecido, papel crepom ou até mesmo jornal.
A vara de pesca pode ser feita com um galho de árvore e se você não quiser usar anzol, grude fitas adesivas nos peixinhos/marca páginas para facilitar a pesca.
Sua lenda no varal:
Existem muitas lendas juninas que são contadas nesta época do ano. A ideia do varal é que a criança crie sua própria lenda e pendure no varal.
Você também pode pendurar algumas lendas já conhecidas.
Roda de leitura na fogueira:
Deixe já no canto da contação de histórias uma fogueira montada. Se você não tiver o canto, pode reproduzir um. Promova então encontros para que os alunos possam contar suas histórias neste ambiente...
Uma ideia legal seria usar as próprias lendas dos alunos para prática. Nesta atividade é necessário que esteja presente um mediador de leitura.
Campanha de doação:
Usar estas datas comemorativas para trabalhar a solidariedade é sempre de grande valia. Neste sentido, uma campanha de doação de livros é uma boa opção.
Importante sempre antes de promover a campanha, escolher a instituição que irá receber os materiais e isto deverá ser amplamente divulgado já com a previsão da data que serão entregues os livros para instituição.
Doação é coisa séria e tem que ser feito com transparência sempre!
Como é festa junina, o aluno que doou poderá receber uma prenda como agradecimento. Saquinho com guloseimas, marca páginas, adesivos, cadernetinhas). Aí vai da verba que você dispõe.
Arraiá dos livros:
Monte uma exposição com livros que remetem a esta época do Ano. Monteiro Lobato, com o Sítio do Pica pau amarelo é uma boa pedida.
Árvore elegante:
Monte uma árvore em um espaço disponível, ou desenhe... Já coloque bem grande e destacado Em breve... Correio literário, procure os atendentes para maiores informações.
Então os alunos poderão escrever uma mensagem para alguém e depois você pode pendurar na árvore. A identificação para quem irá a mensagem é bem importante.
Todas estas ações fazem com que a leitura seja estimulada juntamente com a criatividade. Também possibilita que o acervo da sua Biblioteca seja divulgado.
Se você tem uma livraria e resolver realizar uma dessas ações... Aproveite para divulgar os livros e fazer promoções. Uma forma de alavancar as vendas e dar visibilidade no negócio.
Professores e mediadores de leitura também podem usar e abusar dessas sugestões e se necessário fazer adaptações para realizá-las em sala de aula ou oficinas culturais de leitura.
Festa junina é cultura!
Festa junina é educação!
Festa junina é diversão!
Festa junina é criatividade!
Aproveite a Festa Junina para estimular a leitura também!
E que nunca nos falte a imaginação!